Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa)

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 1Christian Barbosa, considerado o maior especialista de produtividade no Brasil, lançou a primeira edição do livro A Tríade do Tempo em 2004.

O livro é fruto de uma pesquisa feita com mais de 42.000 pessoas, em muitos países, a respeito de problemas e necessidades de administração do tempo e produtividade pessoal.

Ao longo dos anos o livro sofreu constantes atualizações e continua sendo extremamente atual. Se você deseja ser uma pessoa mais eficiente e produtiva, esse livro é para você.

No resumo do livro A Tríade do Tempo você vai conhecer as principais estratégias de Christian para que consiga se tornar o senhor do seu próprio tempo.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Passado, Futuro, Presente

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 3

Christian Barbosa inicia o livro falando que nós passamos a vida preocupados com o passado e com o futuro, e dessa forma acabamos nos esquecendo de viver o momento presente.

É necessário parar de prestar tanta atenção no tempo e prestar mais atenção à vida, ao aqui e agora.

Os 3 Grandes Poderes

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 5

Christian acredita que existem 3 grandes poderes capazes de fazer você mudar de verdade: sonhar, escolher e agir.

1º Poder
Sonhar

O primeiro grande poder é o sonho.

O sonho é a maior força da sua vida, você é capaz de mover montanhas para realizar um sonho. Se você não tiver um sonho verdadeiro, não tem razão que sustente uma real mudança de vida.

Então reflita:

  • O que você gostaria de ser?
  • O que você quer fazer da vida?
  • O que você gostaria de possuir?

2º Poder
Escolher

O segundo grande poder é a escolha.

Se você não faz escolhas por si próprio, a vida vai escolher por você. Assim você se torna um escravo das circunstâncias e deixa o controle da própria vida nas mãos do acaso.

Assuma o controle da sua vida fazendo escolhas firmes.

3º Poder
Agir

O terceiro poder é a ação.

Você precisa tomar ações. É necessário aplicar o que você leu, experimentar os métodos que você conheceu, usar as ferramentas que você descobriu.

Sem agir você nunca será capaz de realizar alguma coisa. Defina o que você quer, escolha lutar pelo seu sonho e entre em ação o mais rápido possível.

Modernizando a Administração do Tempo

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 7

Christian continua o livro falando que está na hora de modernizar a administração do tempo, visto que hoje em dia existe um novo tipo de trabalhador: o trabalhador do conhecimento.

As antigas metodologias de administração do tempo não satisfazem plenamente os trabalhadores do conhecimento. O mundo se modernizou e a tecnologia despontou, por isso é preciso acompanhar as mudanças.

Segundo Christian Barbosa, existem algumas falhas nas antigas metodologias de administração do tempo.

Ninguém é somente um profissional, então é preciso encontrar o equilíbrio. É preciso aprender a administrar toda a nossa vida, e não apenas a vida como trabalhador.

Além disso, com o atual volume de informações a que estamos expostos, nós necessitamos de uma maneira eficiente para administrar o conhecimento.

Para Christian, as antigas metodologias falavam apenas a respeito do tempo individual do ser humano e no máximo abordavam o conceito de delegação. Mas hoje, muito do nosso tempo depende do tempo de outros indivíduos.

Aliás, nem todos podem estar em posição de delegar tarefas e responsabilidades. Além do mais, será que aprender a delegar é suficiente no mundo atual?

A tecnologia hoje é vital para você ganhar tempo, então uma metodologia de produtividade precisa de um suporte tecnológico para ser eficiente.

A Tríade do Tempo

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 9

A tríade do tempo, o conceito criado por Christian, divide as atividades em 3 esferas:

  1. Atividades importantes.
  2. Atividades urgentes.
  3. Atividades circunstanciais.

Atividades Importantes

Você deve priorizar a esfera da importância, porque é nela que estão contidas as atividades que realmente geram resultados para a sua vida. As atividades importantes, de fato, fazem grande diferença na sua vida.

As atividades importantes têm prazo para serem realizadas, são bastante pessoais, proporcionam prazer para você e geram algum resultado a curto, médio ou longo prazo.

Comece a priorizar as atividades mais importantes para você em todas as áreas da sua vida.

Atividades Urgentes

Dentro da esfera da urgência se encontram todas as atividades que devem ser realizadas imediatamente, caso contrário causarão algum problema para você.

O grande problema no Brasil é que as tarefas urgentes se tornaram o padrão, e não a exceção.

Culturalmente nós deixamos tudo para a última hora. O resultado disso é que adiamos as tarefas importantes para realizar as urgentes, o que nos torna frustrados e estressados.

Atividades Circunstanciais

A última é a esfera das tarefas circunstanciais. Essa é a esfera mais preocupante e nos exige maior atenção.

Uma atividade circunstancial é aquela que faz você agir em função de um contexto, de uma condição, de uma situação ou de outra pessoa.

As atividades circunstanciais nunca são importantes ou urgentes para você, mas sim para outras pessoas.

As atividades circunstanciais o fazem perder tempo desnecessariamente, estão contra a sua vontade, não geram resultados, geram insatisfação, angústia e são aceitas por você por educação ou pelo medo de dizer “não”.

As 3 Perigosas Tríades do Tempo

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 11

O ideal é que você viva dando prioridade à esfera da importância, mas infelizmente existem 3 composições perigosas e muito comuns da tríade do tempo.

A Tríade do Super-Homem

A primeira composição é a tríade do Super-Homem.

Quem vive baseado nessa tríade são aquelas pessoas que tendem a viver salvando o mundo todo, elas vivem resolvendo crises e problemas urgentes que surgem.

A urgência é a esfera principal para essas pessoas.

A Tríade do Homer Simpson

A segunda composição é a tríade do Homer Simpson.

As pessoas que vivem baseados na tríade do Homer Simpson focam na esfera das circunstâncias. São as pessoas que vivem o que aparece para elas e não escolhem criar o próprio destino.

Como essas pessoas não sabem claramente o que desejam da vida, qualquer coisa que vier se torna aceitável.

A Tríade do Equilibrista

A última perigosa composição é a tríade do Equilibrista.

As pessoas que vivem dessa forma equilibram muito bem a esfera da urgência e a esfera das circunstâncias.

Mas quem vive realizando atividades urgentes e circunstanciais passa a viver sempre ocupado e preocupado, se torna muito estressado e não tem energia para nada.

Os 5 Pontos-Chave da Tríade Ideal

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 13

Na tríade do tempo ideal a esfera da importância tem maior porcentagem. E para que consiga administrar o tempo e viver com base na esfera da importância, existem 5 pontos-chave que você deve seguir: descarregar, planejar, antecipar, priorizar e equilibrar.

1º Ponto
Descarregar

Para descarregar você deve tirar qualquer da sua cabeça todas as atividades a serem feitas em até 24 horas e colocá-las em uma ferramenta de produtividade de sua preferência, seja ela física ou digital.

2º Ponto
Planejar

Não há como administrar corretamente a sua vida sem planejar. Quanto mais tempo você dedica para planejar, mais tempo você ganha no dia a dia, menos urgências você vive e menos estressado você fica.

3º Ponto
Antecipar

O terceiro ponto, antecipar, consiste em antever tudo o que você pensa que possa gerar problemas e contar sempre com os possíveis imprevistos.

4º Ponto
Priorizar

O quarto ponto-chave é a priorização. Isso significa colocar em uma ordem de execução todas as suas atividades de acordo com a importância de cada uma delas.

5º Ponto
Equilibrar

Para equilibrar você deve dividir o seu tempo para aproveitar a vida em sua totalidade. Quando você estiver planejando e priorizando tarefas, vise o equilíbrio.

As 5 Fases da Metodologia

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 15

A metodologia de Christian Barbosa também contém 5 fases que devem ser postas em prática de forma sequencial e cíclica, ou seja, não é um processo com fim, você sempre deve retornar à primeira fase e passar por todas ao longo da aplicação.

1ª Fase
Identidade

A primeira fase é chamada de identidade.

Quem sou eu? O que eu realmente quero da vida? Qual é o meu grande propósito? Quais são os meus maiores sonhos?

São essas perguntas que você deve se fazer nessa fase para escrever a sua missão de vida, algo que abranja todas as áreas da sua vida.

Além disso, é nessa etapa que você define quais são os papéis mais importantes da sua vida, os papéis que você representa na vida, como por exemplo: pai, filho, mãe, filha, irmão, tio, estudante, líder, amigo, avó, empresário, esposa, psicólogo etc.

É necessário entender quais são os papéis mais importantes da sua vida para dedicar tempo a eles, e até para eliminar papéis irrelevantes.

Em cada um desses papéis existem pessoas-chave que fazem parte desses relacionamentos. Segundo Christian, não adianta ter muitos papéis porque não há tempo para exercermos todos, por isso o ideal é manter até 8 papéis para desempenhar.

O equilíbrio de vida surge quando conseguimos administrar todas as dimensões de nossa existência: física, mental, emocional e espiritual.

É preciso dedicar tempo para essas 4 dimensões.

2ª Fase
Metas

A segunda fase serve para você traçar metas.

Transforme os seus sonhos em realidade criando metas. Porque quem não tem metas claras e definidas, vive a vida baseado nas circunstâncias.

Você deve considerar as metas de curto prazo, de até 1 ano; as metas de médio prazo, de até 5 anos; e as metas de longo prazo, acima de 5 anos.

As suas metas devem ser: pessoais, definidas por você, escritas e de possível realização. A melhor maneira para escrever as suas metas é utilizando a metodologia de metas SMART.

Uma meta deve ser específica. Então descreva exatamente o que é a sua meta.

A meta também deve ser mensurável. Descreva qual é o tamanho da sua meta atribuindo um valor, tempo ou outra unidade de medida que permita o acompanhamento dos passos dados.

A meta também deve ser alcançável. Como você vai alcançar a meta? Defina os passos de realização dela.

A meta deve ser relevante. Por que ela é importante para você? Por que investir tempo na realização da meta? Descreva a importância da sua meta.

Por último, a meta deve ser temporal, ou seja, marque uma data para realizar o seu sonho. Seja específico e defina o tempo necessário para realizar a sua meta.

As suas metas devem abranger todas as áreas da sua vida, devem estar relacionadas com a sua missão de vida, com os seus papéis e com as 4 dimensões do ser humano.

3ª Fase
Planejamento

O planejamento é fundamental para viver com base na esfera da importância. Quanto mais você planeja, mais tempo você tem.

Planejar significa definir um conjunto de ações.

A única regra importante no planejamento é a flexibilidade. Esteja preparado para mudar o seu plano quando o cenário mudar, por isso escreva o seu plano a lápis.

Christian fala que você deve realizar um planejamento anual, um mensal e um semanal.

Ele sugere que você use a regra 8-4-2. Crie no máximo 8 metas por ano, selecione 4 para serem trabalhadas ao longo de um mês e duas para serem executadas durante a semana. Quando terminar um objetivo, selecione outros e coloque em seu lugar.

O planejamento semanal é importantíssimo, é crucial que você determine um dia e horário específicos para planejar a sua semana com cada atividade, compromisso e ação que serão tomados durante os seus dias.

4ª Fase
Organização

A quarta fase é a de organização. Organizar a sua vida o ajuda ganhar tempo e energia no dia a dia.

Existem basicamente 3 níveis de organização:

  1. Físico.
  2. Lógico.
  3. Conhecimento.

O nível físico representa toda a bagunça que você pode ver e tocar. O nível lógico consiste na utilização eficaz da computação no seu dia a dia. O nível do conhecimento está relacionado com o ato gerenciar o excesso de informação a que você está submetido.

5ª Fase
Execução

A quinta e última fase é a de execução. É nessa fase que você entra de fato em ação, é quando as suas metas começam a ser cumpridas através do planejamento que é colocado em prática.

Não basta sonhar, é preciso aplicar. Por isso Christian dá inúmeras dicas para executar o seu planejamento de forma produtiva.

A primeira ação do seu dia deve ser a priorização diária. E isso pode ser feito através da revisão de pendências, onde você considera as eventuais pendências que precisam ser resolvidas.

Em seguida, você deve calcular a duração de cada uma de suas tarefas.

Por último, você deve priorizar as prioridades. Ordene as prioridades de forma que elas sejam executadas em uma ordem definida, uma de cada vez.

Além disso, você também deve delegar tudo o que for possível delegar.

3 Semanas Para Implementar

Resumo do Livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa) 17

Christian Barbosa finaliza o livro apresentando um processo de 3 semanas de implementação da metodologia na sua vida.

Na primeira semana você irá descobrir o que é realmente importante na sua vida. Anote tudo aquilo que você gostou muito de fazer durante a sua primeira semana e elabore uma lista de papéis que pretende desempenhar.

Na segunda semana você irá realizar o seu planejamento. E para isso é preciso resolver todas as suas urgências e pendências e planejar a sua próxima semana.

O ideal é que nas primeiras semanas você não ultrapasse 3 ou 4 horas de atividades planejadas. Comece aos poucos e gradativamente aumente a quantidade de horas até que o processo funcione bem com você.

Na terceira semana é fundamental que você já seja capaz de executar uma vida mais organizada. Você deve priorizar os seus dias, preparar uma lista de material para organizar os seus ambientes e organizar os seus e-mails.

Para que você consiga utilizar com eficiência a metodologia do Christian, é fundamental que você teste, aja e persista pelos próximos 2 meses.

Resumo do Livro A Tríade do Tempo

E aí, gostou do resumo do livro A Tríade do Tempo?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você quiser comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket