Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 1O livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um clássico e um dos livros mais vendidos de todos os tempos.

Apesar de ter sido lançada há mais de 70 anos, a obra continua atual e contém valiosos ensinamentos para todos que desejam melhorar a capacidade de se relacionar com as outras pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional, através de uma série de princípios.

Dale Carnegie fornece simples métodos e técnicas que qualquer um pode utilizar em qualquer situação da vida.

São esses métodos e técnicas que você vai descobrir agora no resumo do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

3 Princípios Para Lidar Com as Pessoas

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 3

1º Princípio
Não critique, não condene, não reclame

Ninguém gosta de pessoas que vivem procurando defeitos nos outros. Ninguém gosta de pessoas que puxam as outras para baixo o tempo todo. Então evite criticar ou condenar os outros porque a crítica fere o orgulho de uma pessoa e abre espaço para o ressentimento.

É muito mais produtivo recompensar o bom comportamento ao invés de punir o mau comportamento. Se coloque no lugar do outro e nunca ridicularize ou se queixe de alguém.

2º Princípio
Demonstre sincera apreciação

A melhor forma de desenvolver o melhor que há em alguém é motivar e apreciar verdadeiramente a outra pessoa.

A melhor maneira de conseguir que alguém ajude você, é elogiando a pessoa. Uma das maiores necessidades do ser humano é a necessidade de se sentir importante.

Então aprenda a elogiar e reconhecer os outros. Incentive as pessoas a continuarem agindo de maneira positiva.

Mas cuidado, elogiar é diferente de bajular. Ao reconhecer alguém, seja sincero e autêntico. Reconheça porque a outra pessoa realmente mereceu ser reconhecida. Por outro lado, a bajulação é falsa e pode ser descoberta facilmente.

3º Princípio
Desperte um forte desejo nos outros

Para convencer alguém a fazer alguma coisa você precisa fazer com que essa coisa seja desejada pela outra pessoa, essa coisa precisa ser um agente motivador para os objetivos pessoais da outra pessoa.

Dê ao outro o que ele quer, e não o que você quer. A maioria das pessoas não se importam com o seu objetivo, mas sim com o objetivo delas.

Aprenda a enxergar o ponto de vista das outras pessoas e veja as coisas pelo ângulo delas tão bem como você vê pelo seu. Fale sobre o que a outra pessoa quer e mostre como ela pode realizar o que ela deseja.

6 Princípios Para Gostarem de Você

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 5

1º Princípio
Demonstre interesse real pelos outros

Se você deseja que alguém goste de você, é preciso demonstrar com ações que você se importa de verdade com o outro. Uma maneira muito simples de fazer isso é cumprimentando os outros com alegria, animação e entusiasmo.

Olhe nos olhos da outra pessoa ao cumprimenta-la e nunca ignore pessoas consideradas “menos importantes”. Cumprimente a todos. Lembre-se que nós ficamos interessados nos outros quando eles se interessam por nós.

2º Princípio
Sorria sempre

Um dos fatores mais atraentes da sua personalidade é o seu sorriso. Um sorriso sincero diz para a outra pessoa que você gosta dela, diz que você está satisfeito em encontrar a outra pessoa.

Quando sorri para alguém, você torna o dia da outra pessoa melhor. Isso não custa nada para você.

3º Princípio
Fale o nome da outra pessoa

É importantíssimo aprender a memorizar os nomes das outras pessoas e, sempre que for possível, chama-las pelos nomes. Isso demonstra a sua atenção e interesse genuíno pelo outro.

O som mais doce para os ouvidos de alguém é o som do próprio nome. Chamar a outra pessoa pelo nome é um dos mais sutis e poderosos cumprimentos que existem.

4º Princípio
Ouça com atenção plena e incentive a pessoa a falar sobre si mesma

Quando conversar com alguém, aprenda a escutar e incentive a outra pessoa a falar sobre ela própria. Encoraje o outro a expor o próprio ponto de vista e demonstre interesse verdadeiro ouvindo com atenção total.

Ouça com calma, não interrompa e realize perguntas que a outra pessoa sinta prazer em responder.

5º Princípio
Converse sobre os interesses do outro

Para ganhar o coração de uma pessoa, fale sobre coisas pelas quais ela se importa muito. Se fizer isso, você sempre terá ótimas conversas e aprenderá muito em cada uma delas. Do que a pessoa que você vai conversar gosta? Descubra e converse sobre isso.

6º Princípio
Faça o outro se sentir importante

A maioria das pessoas com quem você conversa sentem que são superiores a você e isso é normal.

Uma excelente maneira de ganhar o outro é deixar claro, de forma sincera, que você reconhece a importância dele. Faça aos outros o que você quer que os outros façam para você.

Seja gentil, diga “Obrigado” e “Desculpe”.

12 Princípios Para Conquistar as
Pessoas a Pensarem do Seu Modo

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 7

1º Princípio
Só existe um jeito de ganhar uma discussão: evitá-la

Não existe a frase “vencer uma discussão”. Mesmo que “vença”, você perde. Mesmo que você se sinta bem, o lado “perdedor” nutre ressentimentos pela sua “vitória”.

Por isso evite discutir e busque sempre pelo entendimento mútuo. Seja honesto e admita que você pode estar errado.

2º Princípio
Nunca diga que alguém está errado

A ridicularização não convence ninguém, ainda mais em público. O outro precisa aprender sem que ele perceba. Seja mais sábio, mas não deixe que o outro saiba disso.

Para mostrar que você discorda de algo, use frases como: “Posso estar enganado, mas eu penso que…” ou “Posso estar errado, vamos examinar os fatos…”.

Quando afirma que alguém está errado, você fere a autoestima da pessoa.

3º Princípio
Quando errar, admita que errou

Errar é humano, mas para influenciar as outras pessoas é preciso admitir que você errou. Ao errar admita rapidamente, de forma clara e honesta. Quando diz que errou você se torna nobre aos olhos da outra pessoa.

4º Princípio
Inicie de maneira amigável

Se você deseja convencer alguém de alguma coisa, comece lentamente, buscando o entendimento e a conciliação.

Amizade e gentileza sempre são mais poderosas que a força. Se quer tornar alguém adepto de uma ideia sua, mostre para o outro que você é um amigo sincero.

5º Princípio
Faça com que o outro diga “sim”

Quando afirmamos algo, nos sentimos no dever de defender nosso ponto de vista. Então quando consegue um “sim” você avança, porque ninguém discorda de si próprio. Esse era um dos segredos de Sócrates.

O maior número de “sins” no início da conversa aumenta as chances de você conseguir um “sim” em sua última proposta.

6º Princípio
Ouça muito, fale pouco

Deixe que as outras pessoas falem. As pessoas gostam de falar. Além disso, não discorde e não interrompa, apenas escute. Escute com sincera apreciação. Ouça sempre com muita paciência e e extrema boa vontade.

7º Princípio
Deixe a pessoa sentir que a ideia é dela

Faça sugestões e deixe o outro tirar as próprias conclusões. Se for necessário para fazer a outra pessoa agir, deixe que ela se aposse da sua ideia. O outro confia muito mais em uma ideia própria do que nas suas ideias.

8º Princípio
Enxergue o ponto de vista do outro

A outra pessoa sempre vai achar que o jeito de agir dela é o certo, mesmo que ela esteja completamente errada.

Então você deve ser tolerante e compreender o entendimento de mundo dela. Entenda os motivos por trás do argumento do outro e se coloque no lugar dele.

9º Princípio
Seja receptivo às ideias dos outros

Todos precisam de solidariedade e atenção. Todos querem ser compreendidos e reconhecidos. Reconheça para o outro que você se sentiria exatamente da mesma maneira, se você fosse ele.

10º Princípio
Apele para nobres causas

O ser humano é idealista por natureza e por isso gosta de buscar por razões que soem bem. As pessoas são honestas e querem honrar os compromissos. Mostre para elas que você as considera corretas, justas e honestas.

11º Princípio
Crie drama em volta de suas ideias

Se você quer a atenção de alguém, apresente a informação de forma interessante e dramática. Apenas palavras não são suficientes para demonstrar um grande sentimento, o cinema e a televisão sabem muito bem disso.

12º Princípio
Desafie o outro

O desejo inato de conquistar do ser humano vem junto com um senso de competição. Todos querem superar os outros para serem os melhores.

Quando você não conseguir convencer alguém, lance um desafio. Ao propor um desafio você estimula a competição e o desejo de vencer do outro.

9 Princípios Para Liderar Com Excelência

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 9

1º Princípio
Se for criticar, elogie primeiro

Como líder, em algum momento, para que a outra pessoa melhore, você precisará critica-la. Para fazer isso da melhor forma possível, o primeiro passo é elogiar a outra pessoa de forma sincera. Antes de criticar, faça um elogio verdadeiro.

2º Princípio
Seja indireto ao apontar os erros

É difícil lidar com críticas. Troque a palavra “mas” por “e”. Elogie sinceramente e antes de criticar use “e” ao invés de “mas”. Você perceberá a diferença.

3º Princípio
Antes de criticar, aponte seus erros

Demonstre que você é suscetível a erros. Faça sua crítica, mas descreva humildemente erros parecidos que você já cometeu no passado.

4º Princípio
Não ordene, pergunte

Ninguém gosta de receber uma ordem, por isso não seja autoritário. Ao invés de falar “Faça isso”!, diga “O que você acha de fazer de tal maneira?”.

Sugestões estimulam a criatividade e a cooperação.

5º Princípio
Deixe o outro manter a dignidade

Nunca envergonhe o outro. Busque sempre manter a alta autoestima da outra pessoa, não passe por cima dos sentimentos dela e nunca critique de graça porque você estará destruindo o ego dela.

6º Princípio
Elogie qualquer progresso

Uma poderosa habilidade que você possui é a de ajudar os outros a atingirem o sucesso. E o jeito de fazer isso é reforçando as qualidades dos outros através dos elogios. Por isso elogie sempre. Ao menor sinal de progresso, elogie o outro.

7º Princípio
Dê uma reputação para o outro zelar

Todos querem manter uma boa reputação. Então converse com a outra pessoa como se ela já tivesse uma qualidade que você quer que ela desenvolva. Dessa forma ela vai se colocar no patamar necessário para manter a própria reputação.

8º Princípio
Incentive, para que o erro seja facilmente corrigido pelo outro

Incentive o outro mostrando que você possui total confiança na capacidade de realização dele em uma determinada coisa. Incentive e motive, encoraje e mostre de todas as formas que você confia no outro.

9º Princípio
Faça o outro se sentir feliz ao fazer aquilo que você sugere para ele

Elogie e ofereça autoridade para quem aceita suas decisões e faz o que você sugere. Empodere e reconheça a outra pessoa porque assim ela se sentirá feliz e envolvida ao fazer o que você sugere.

Apesar dos princípios do livro parecerem simples e banais, eles se tornam extremamente poderosos caso você realmente os implemente na prática.

Faça o teste e você verá os resultados.

Resumo do Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

E aí, gostou do resumo do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Sonho Grande.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

12 Compart.
Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket