Resumo do Livro Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido (Scott Adams)

Resumo do Livro Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido (Scott Adams) 1

Scott Adams, muito provavelmente, fracassou em mais coisas do que qualquer outra pessoa do planeta Terra.

Mas, como é que de um empregado infeliz e colecionador de fracassos ele se tornou o criador do Dilbert, uma das tiras de quadrinhos mais famosas do mundo?

Sem apresentar fórmulas mágicas ou um guia definitivo, Scott Adams conta o que funcionou em sua vida, que pode funcionar na sua também.

O fracasso, desde que se tenha um método, pode ser uma valiosa escola.

Portanto, se você quiser aprender este método, leia agora o resumo do livro Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Esqueça Metas e Objetivos, Use Sistemas

Existem alguns problemas na lógica de definirmos metas e objetivos para alcançarmos o sucesso.

Um objetivo gera expectativas muito altas, e por isso ele pode ser difícil de alcançar. Então, trabalhar por esse objetivo será, provavelmente, uma atividade desagradável, o que vai gerar um senso de fracasso até que a meta seja alcançada.

Além disso, objetivos precisam de um ponto final. Então, quando você alcança os objetivos, pode até definir outro objetivo, mas você volta a se sentir inadequado.

Dessa forma, os objetivos produzem um ciclo que, na maior parte do tempo, é insatisfatório e negativo.

Por isso, adote uma abordagem mais abrangente, contínua e menos específica, através de um sistema.

O que torna a abordagem de um sistema preciosa, é o efeito que ela gera na sua percepção de fracasso e em sua postura. Você passa a sentir que está em um caminho positivo, simplesmente seguindo o seu sistema.

Com um Sistema, Você Aprende Com os Fracassos

Quando algo sai errado, é normal sentir desapontamento e frustração, e até mesmo duvidar de suas capacidades.

Mas isso só acontece quando você está sendo liderado por objetivos. Ou seja, quando não alcança o seu alvo, você não conseguiu ter sucesso, logo você fracassou.

Porém, dentro do contexto de um sistema pessoal, o fracasso ganha novos atributos.

O processo do fracasso faz parte de um sistema bem-sucedido, e o seu sistema cuida da sua orientação, para que você aumente as suas chances de sucesso em longo prazo.

O que alguém pode perceber como um fracasso em curto prazo, você precisa enxergar como uma oportunidade de aprendizado, uma ferramenta e parte necessária do seu sistema.

Lembre-se, o fracasso nada mais é do que uma parte do seu sistema, e ele é fundamental para o seu sucesso, que também faz parte do sistema.

A Paixão Nem Sempre Leva ao Sucesso

O senso comum prega que ao seguir a sua paixão, naturalmente você terá sucesso, mas nem sempre isso é verdade.

Você pode se sentir altamente apaixonado pela sua ideia ou projeto, e ainda assim fracassar miseravelmente. Dessa forma, é provável que o seu entusiasmo pelo seu projeto acabe indo embora também.

O sucesso, geralmente, induz à paixão, mas a paixão não é necessariamente igual ao sucesso.

Provavelmente, você é mais apaixonado pelas coisas que faz muito bem. Então, é preciso tentar coisas novas, e fracassar, até que você descubra algo que possa fazer bem.

A mesma ideia se aplica à novas ideias. Continue tentando até que você consiga desenvolver uma ideia que seja bem recebida.

Assim você ganhará muita energia, por saber que o seu esforço e trabalho estão gerando resultados. Esse é o fator inicial para você alcançar o sucesso.

É fundamental que você encontre algo que funcione, seja uma única grande habilidade, um conjunto de capacidades ou uma grande ideia, que apresenta uma recepção extremamente positiva.

Não interessa se, no começo, você se sinta apaixonado pela ideia ou não, o principal é que você se sinta energizado pelas ideias ou habilidades.

Desenvolva Várias Habilidades Diferentes

Graças ao senso comum, é normal você acreditar que precisa ter algum talento extraordinário para alcançar coisas grandes. Ou que você precisa continuar trabalhando com a sua paixão única até alcançar a sua grande meta.

Porém, ficar preso em uma única habilidade não vai necessariamente gerar resultados. Por lógica, quando aumenta o número das suas habilidades, você aumenta as suas chances de chegar ao sucesso em longo prazo.

Adquirir muitas habilidades ajuda você a trabalhar como um sistema, fazendo com que você se oriente em uma posição melhor. Assim, quando uma oportunidade surge, você está pronto para aproveitá-la.

E você não precisa ser excelente em cada nova habilidade adquirida, apenas aumenter as suas habilidades para que tenha algum conhecimento já ajuda você a ganhar muitos ativos.

Sempre vale a pena aceitar uma nova oportunidade para adquirir conhecimentos e habilidades adicionais. E quanto mais você se envolve no processo de aprender, mais fácil fica para você entender assuntos similares.

Uma grande variedade de habilidades de nível medíocre pode ser muito mais interessante do que uma única habilidade excepcional.

Descubra o Que te Energiza e Invista Seu Tempo Nisso

Ter energia é vital para que você se sinta motivado e consiga maximizar a eficiência em tudo o que faz.

Portanto, aumentar a sua energia precisa fazer parte do seu sistema.

Uma maneira simples de aumentar a sua energia pessoal é estabelecer uma atividade que você pode realizar que você consiga melhorar através da prática.

Pode ser um esporte, um jogo ou um hobby. Não importa o que vai ser, contanto que você consiga melhorar gradativamente com o tempo aproveitando o sentimento de sucesso e satisfação.

Saber que você consegue alcançar alguma coisa gera muita motivação. Então encontre uma atividade que você goste de realizar e que possa melhorar o seu desempenho ao longo do tempo.

O sentimento de energia que você vai ganhar ao saber que é capaz de melhorar em uma atividade, aumentará a sua confiança e fará com que você queira sempre mais. Dessa forma, você será incentivado a tentar cada vez mais coisas diferentes.

Imagine o Seu Futuro Com Otimismo

A maneira como você se sente em sua direção e futuro impacta significativamente a sua capacidade de desempenho e o seu nível de motivação.

Ser otimista possui benefícios autoexplicativos. Mas, se para você, o otimismo não é natural, pense em como ele poder trabalhar a seu favor.

Como você enxerga a sua situação tem uma relação direta com o lugar que você se enxerga chegando no futuro.

Se você é capaz de enxergar um futuro positivo, com certeza você sente mais energia e maior motivação no presente.

É possível enxergar o seu futuro de maneira otimista usando a imaginação para criar uma visão de sucesso do seu trabalho.

Não importa se as coisas não acontecem do jeito que você espera. O importante é utilizar a sua visão otimista para aumentar a sua energia tentando coisas diferentes, aprendendo novas habilidades no processo.

Não permita que a sua situação externa afete a sua mentalidade, contorne qualquer situação que você enfrenta para que a sua mentalidade consiga direcionar a sua posição na realidade atual.

É preciso imaginar um futuro positivo para que você se torne mais focado, tenha mais energia e humor suficientes no presente.

Dessa forma, você se sentirá muito mais motivado e estará mais propenso a enxergar os seus projetos com clareza.

Resumo do Livro Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido

E aí, gostou do resumo do livro Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido?

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Faça Suas Próprias Leis.

P.S.: Para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket