Como Lidar Com a Pressão: 4 Atitudes Extremamente Frutíferas

Quanto mais o tempo passa, você cresce e se desenvolve, mais as exigências da vida fazem com que você tenha que lidar com pressões maiores.

Parece que a vida exige cada vez mais de você dedicação, esforço, energia, dinheiro e tempo, não é verdade?

Talvez você se sinta pressionado a ter um desempenho melhor na escola, na faculdade, no trabalho, a ser um bom pai ou uma boa mãe, um bom filho, marido, esposa ou até a sustentar uma casa.

Não importa o que pressiona você, mas sim como você lida com a pressão.

Porque se você não souber como lidar com a pressão, certamente, a ansiedade e estresse farão com que você sucumba, o que pode gerar vários problemas de saúde.

Então é muito importante que você entenda, passo a passo, como lidar com aquilo que pressiona você.

Continue aqui comigo porque eu vou mostrar claramente como você pode lidar com qualquer tipo de pressão que esteja sofrendo.

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

1. Entenda a Raiz do Problema

Antes de qualquer coisa, para que você aprenda a lidar bem a com a pressão, é preciso identificar o que está fazendo com que você se sinta pressionado.

Para conseguir mudar positivamente, é preciso entender quais são os fatores que estão afetando você.

Essas fontes podem ser externas ou internas, então pense a respeito dos seguintes tópicos e veja qual deles se enquadra no seu caso:

  • Desempenho profissional;
  • Desempenho acadêmico;
  • Relacionamentos familiares ou românticos;
  • Problemas de dinheiro;
  • Pessimismo;
  • Preocupação crônica;
  • Perfeccionismo.

O que está pressionando você?

As pressões internas decorrem de você se esforçar muito ou de se preocupar excessivamente com a sua capacidade de atender as expectativas alheias ou as suas próprias expectativas.

As pressões externas surgem das circunstâncias ou das pessoas que estão na sua volta.

Descobrir aquilo que faz você se sentir pressionado vai ajudá-lo a antecipar os problemas e pensar em maneiras para resolvê-los.

Mesmo que você não possa evitar as situações que fazem você se sentir pressionado, estar preparado vai ajudá-lo a lidar com elas.

2. Controle o Que Está ao Seu Alcance

Independentemente do fator, interno ou externo, que está fazendo você se sentir pressionado, se pergunte o seguinte: Eu posso controlar a situação?

Existem algumas ações que podem fazer com que você controle e alivie os fatores de tensão que estão pressionando você.

Portanto, você precisa se concentrar neles, porque tentar controlar aquilo que é incontrolável só vai gerar mais pressão, ansiedade e estresse.

Se uma situação estiver fora do seu controle, faça aquilo que você pode fazer, como por exemplo:

  • Fazer uma lista: crie uma lista de coisas que você deve fazer para diminuir o impacto que o fator causador da pressão está exercendo sobre você.
  • Organizar o seu tempo: identifique a sua melhor hora do dia para executar as tarefas ligadas àquilo que está pressionando você.

  • Criar metas menores e mais viáveis: você pode estar se sentindo pressionado porque está batalhando por uma meta grande demais, que parece inatingível. Neste caso, crie metas menores, mais viáveis e fáceis de serem executadas.
  • Respirar profundamente: se estiver sentindo muita pressão, pratique a respiração profunda. Primeiro, respire normalmente. Depois, inspire profundamente pelo nariz até a barriga subir. Em seguida, prenda a respiração por dois segundos e expire, descendo a barriga e soltando o ar pela boca. Faça vários ciclos desses até você se sentir melhor.

  • Pedir ajuda: pergunte para alguma pessoa de confiança se ela pode ajudar você. Contar com o apoio de pessoas queridas faz com que você alivie a pressão que está sentindo.

Lembre-se, você sempre deve procurar encontrar uma solução tangível para os problemas que você pode resolver.

Portanto, depois que você entender quais questões têm solução, como eu disse, crie uma lista com todas as possíveis soluções.

Se desafie para descobrir qual é a melhor solução para cada problema que está pressionando você.

Faça uma lista com todas as possíveis soluções, pensando nos prós e contras de cada uma e escolha aquela que mais vai ajudá-lo.

Por último, crie um plano de ação para, de fato, resolver o problema através da solução escolhida dentro de um prazo realista.

3. Desenvolva um Estilo de Vida Saudável

Um estilo de vida saudável é fundamental para que você consiga lidar bem com a pressão.

Isso pode parecer clichê, mas é uma grande verdade.

Quanto mais estresse e ansiedade você sente, maior poder a pressão exerce sobre você.

Então, ter um estilo de vida que engloba exercícios físicos, alimentação saudável, consumo de álcool moderado, sono de qualidade, meditação e nenhum nível de tabagismo, aumenta a sua capacidade de lidar com as pressões da vida.

Você precisa de energia, tanto física como mental, para lidar com as pressões. Então, fica nítida a importância de você ter um estilo de vida saudável.

Quanto mais saudável for o seu estilo de vida, mais energia você vai ter. E quanto mais energia você tiver, melhor lidará com qualquer pressão.

4. Desenvolva a Sua Inteligência Emocional

Entenda que, principalmente, a pressão é interna. Mesmo que a pressão seja externa, como você é impactado por ela depende do seu mundo interno.

Não é o que o mundo externo apresenta que faz você sentir o impacto da pressão, mas é como você reage àquilo que o mundo externo apresenta para você.

O que importa é como você recebe as informações no seu mundo interno e se permite ser impactado por elas, simples assim.

Portanto, para lidar melhor com a pressão emocional você deve desenvolver a sua inteligência emocional. E existem algumas coisas que você pode fazer para modificar o impacto que qualquer pressão exerce sobre você.

Córtex Pré-Frontal

O seu instinto pode gerar reações biológicas e fisiológicas, que são inevitáveis. Mas a partir do seu juiz e gestor e cerebral, o córtex pré-frontal, você pode neutralizar e até eliminar o impacto das emoções negativas.

Mande um recado para o seu cérebro emocional mostrando que você está de olho, monitorando e analisando ele, e assim, automaticamente, você diminui a pressão, que sempre é emocional.

O que isso quer dizer?

Quando você sentir a pressão, que sempre é muito emocional, fale para si mesmo que você está consciente que está sentindo a pressão.

Quando você, racionalmente, conversa com o seu cérebro emocional, automaticamente você passa a dominá-lo e diminui o impacto da pressão.

O Valor da Pressão

Ao invés de você encarar a pressão que está sentindo em determinado momento como uma grande ameaça, olhe para ela como uma oportunidade para você se desafiar e crescer.

No livro Performing Under Pressure: The Science of Doing Your Best When It Matters Most, os autores dizem o seguinte:

Quando você vê a situação da pressão como um desafio, é estimulado a dar a atenção e a energia necessárias para fazer o seu melhor esforço.

Portanto, quando se sentir pressionado, encare a pressão como uma alavanca para o seu sucesso percebendo como ela pode ser uma aliada do seu desenvolvimento.

Essa é uma grande diferença entre quem tem uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa.

Não dê Muita Atenção Aos Outros

Uma das coisas que mais pode fazer você sentir a pressão é se enxergar através dos olhos das outras pessoas.

Ou seja, ficar preocupado com como os outros enxergam você e quais são as expectativas deles em relação a você.

A verdade é que as pessoas estão mais preocupadas em lidar com os próprios desafios e as próprias vidas.

A maioria das pessoas não estão pensando em você, no que você faz e nos seus problemas, por mais medo que você possa sentir.

As suas preocupações sobre o que os outros pensam a seu respeito estão apenas dentro da sua cabeça.

Foco no Processo

Uma das coisas que pode pressionar bastante você é colocar todo o seu foco nos resultados do que você está fazendo.

Pensar constantemente que você precisa, de qualquer maneira, atingir um determinado resultado estipulado, certamente, aumenta o seu nível de ansiedade e estresse, que aumentam a pressão que você sente.

Portanto, mais importante do que tudo, se desapegue dos resultados e mantenha o seu foco naquilo que você está fazendo.

Quando você faz isso, automaticamente reduz muitos dos obstáculos mentais internos como a ansiedade no desempenho e outras preocupações.

Lócus de Controle Interno

Por último, para que você controle a pressão, você precisa desenvolver o seu lócus de controle interno.

O lócus de controle interno representa o grau que uma pessoa sente que controla os eventos que influenciam a vida dela.

Quando você está lidando com uma situação em que sente pressão, você acredita que tem o controle sobre os resultados?

Quando desenvolve o seu lócus de controle interno, você aumenta a sua capacidade de monitorar e lidar com a pressão, porque você acredita que é o responsável pelos seus próprios resultados e que pode influenciar de forma positiva a situação na qual você se encontra.

A melhor maneira para desenvolver o seu lócus de controle interno é assumindo a responsabilidade por adotar uma visão de mundo de que, de fato, você está no controle da sua vida – mesmo que você acredite que não esteja.

Ao pensar que você sempre tem o controle dos eventos e das situações, você força o seu cérebro a trabalhar para que você encontre soluções e aja da melhor forma possível, de modo que você, no processo, passa a crescer muito como pessoa.

Então, intencionalmente, desenvolva o seu lócus de controle interno.

Conclusão

Não importa quem você seja, aonde esteja e qual idade tenha, porque você sempre vai sentir as pressões da vida.

Mas independentemente da pressão que você sinta, o que realmente importa não é o fato de senti-la, mas a maneira que você vai lidar com ela.

Desenvolver a sua inteligência emocional, trabalhando o seu psicológico e fortalecendo o seu mundo interno, é a coisa mais produtiva a ser feita.

Se você não aprender como lidar com a pressão, a pressão continuará lidando com você e causando sérios problemas na sua vida.

Portanto, a partir de hoje, decida se tornar mais poderoso do que a pressão.

Porque sempre, em todos os momentos, a pressão vence você ou você vence a pressão.

Vencer a pressão é um trabalho de desenvolvimento emocional, e você, se decidir, poderá realizá-lo com maestria.

Você pode se tornar altamente poderoso diante de qualquer pressão, não permitindo que ela prejudique a sua vida e, ainda mais, fazer com que ela se torne uma vantagem para o seu próprio crescimento.

Ao longo dos últimos 11 anos eu venho me desenvolvendo absurdamente como pessoa e, depois de todo esse tempo, criei um treinamento online avançado de desenvolvimento pessoal.

No meu treinamento eu mostro como você pode alcançar o alto desempenho e a máxima performance, para que você alcance um nível de poder pessoal altíssimo.

Como não podia ser diferente, o desenvolvimento e o aprimoramento da sua inteligência emocional é bastante abordado no treinamento Sem Limites.

Existe um módulo dedicado exclusivamente para a inteligência emocional.

Portanto, se você quiser evoluir 10 anos em 15 horas, para se tornar o mestre de si mesmo, clique aqui agora e faça parte dessa experiência.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket