O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos

Então você, possivelmente um empreendedor ou uma pessoa que gosta bastante de desenvolvimento pessoal, ouviu falar sobre a palavra kaizen?

E agora que ouviu você decidiu saber mais sobre o assunto, certo?

Que ótimo, porque kaizen pode transformar a sua vida de uma maneira surpreendente.

Caso não entenda o que significa kaizen – e principalmente não aplique na sua vida – você pode permanecer pelo resto da vida vivendo uma vida medíocre, na média.

Portanto continue lendo este texto para descobrir:

  • O que é kaizen e melhoria contínua
  • Onde o kaizen pode ser aplicado
  • Exemplos de kaizen
  • Como viver o kaizen na sua vida

ATENÇÃO
Antes de continuar a sua leitura você pode baixar gratuitamente o meu novo livro digital As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

O Que Significa Kaizen?

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 1

Como surgiu o kaizen e qual é o significado de kaizen?

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que surgiu na década de 1950.

Após a Segunda Guerra Mundial o Japão enfrentava muitos problemas econômicos. Para renovar a própria indústria, os japoneses desenvolveram o conceito de aprimoramento continuado, kaizen.

Kaizen e melhoria contínua andam lado a lado.

Kaizen significa mudança para melhor em todas as áreas da vida, seja na família, no trabalho, nos relacionamentos sociais ou na vida pessoal.

O conceito de kaizen e melhoria contínua pode ser definido segundo a famosa frase:

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

Onde o Kaizen Pode Ser Aplicado?

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 3

Apesar de originalmente ter sido criado e desenvolvido para empresas, você pode aplicar – e deve – o kaizen na vida pessoal.

Viva o kaizen como filosofia de vida, como forma de vida, como estilo de vida. Kaizen no dia a dia, em tudo, em todas as áreas da sua vida.

O Tesouro de Bresa

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 5

Você já ouviu falar sobre o tesouro de Bresa?

É um conto que aparece no livro Os Melhores Contos, de Malba Tahan.

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 7

Eu vou falar sobre este conto para você agora.

Há quase 4 mil anos, existiu na Babilônia um alfaiate muito simples chamado Enedim.

Trabalhador e inteligente, Enedim tinha a esperança de se tornar uma pessoa extremamente rica. Enedim se perguntava como encontraria um tesouro maravilhoso capaz de torná-lo rico e famoso.

Um certo dia, bateu à porta da casa de Enedim um velho mercador da Fenícia que vendia vários objetos extravagantes.

Enedim examinou todos os objetos que aquele senhor oferecia e, de repente, se deparou com um livro com muitas folhas que continha vários caracteres estranhos.

O vendedor disse que o livro era uma preciosidade e que custava apenas três dinares (o dinheiro da época).

Enedim falou que era muito dinheiro e não teria como pagar. Mas depois de alguma negociação, o mercador acabou vendendo o livro para Enedim por dois dinares.

Após a partida do mercador, muito ansioso Enedim abriu o livro e se deparou com a seguinte frase na primeira página:

O segredo do tesouro de Bresa.

Intrigado, Enedim sabia que havia ouvido este nome em algum lugar, mas não sabia quando e nem onde.

Na segunda página do antigo livro, Enedim se deparou com uma afirmação:

O tesouro de Bresa, enterrado pelo gênio do mesmo nome entre as montanhas do Harbatol, foi ali esquecido, e ali se acha ainda, até que algum homem esforçado venha encontrá-lo.

Empolgado, e de fato muito esforçado, Enedim se dispôs a decifrar todas as páginas daquele livro para conseguir encontrar o tesouro.

Mas a primeira parte do livro era totalmente escrita em caracteres e línguas de variados povos. Então Enedim precisou estudar os hieróglifos egípcios, a língua dos gregos, os dialetos persas e também o idioma dos judeus.

Ao final de 3 anos Enedim tinha deixado a profissão de alfaiate e havia se tornado o intérprete do rei, porque nenhum outro homem dominava tantos idiomas estrangeiros como ele.

Assim Enedim passou a ganhar muito bem e viver em uma casa muito confortável.

Naquele momento Enedim chegou até a segunda parte do antigo livro e lá encontrou páginas e mais páginas cheias de cálculos, números e figuras.

Para entender tudo aquilo, o alfaiate começou a estudar matemática com os melhores calculistas da cidade.

Em pouco tempo Enedim adquiriu grandes conhecimentos aritméticos. Conhecimentos que o possibilitaram calcular, desenhar e construir uma grande ponte sobre o rio Eufrates, feito que fez com que o rei nomeasse Enedim como prefeito.

Foi então que, naquela hora, Enedim chegou à terceira parte do livro, a qual o fez estudar profundamente as leis e os princípios religiosos de seu país. Em função dos novos conhecimentos Enedim foi nomeado primeiro-ministro daquele reino.

A partir daquele momento Enedim começou a progredir muito rápido graças a toda sua sabedoria. Ele passou a viver em um palácio fantástico onde recebia as visitas dos homens mais ricos do mundo.

Tudo caminhava muito bem porque, graças a todo o trabalho e conhecimento de Enedim, o reino e o povo começaram a prosperar rapidamente.

Só que apesar de tudo, Enedim continuava intrigado com uma coisa. Ele havia lido o livro inteiro, mas não tinha encontrado o tal tesouro de Bresa.

Foi então que, ao questionar um grande sacerdote a respeito do que de fato seria o tesouro de Bresa, Enedim recebeu uma grande resposta com um largo sorriso do sábio:

O tesouro de Bresa já está em seu poder, pois graças ao livro você adquiriu grande saber, que lhe proporcionou os invejáveis bens que possui. Afinal, Bresa significa saber e Harbatol quer dizer trabalho.

A moral da história é que qualquer pessoa que esteja disposta a evoluir constantemente, qualquer pessoa que esteja disposta a estudar, trabalhar e evoluir todos os dias, pode conquistar riquezas inimagináveis, e não apenas riquezas financeiras.

O tesouro de Bresa é o saber, e qualquer pessoa determinada poderá alcançá-lo, então evolua o seu saber diariamente. Porque o conhecimento é o seu maior poder.

Exemplos de Kaizen

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 9

Anthony Robbins conta que, no início de sua carreira, seu maior sonho era se tornar um palestrante de grande sucesso, mas ele não possuía tal habilidade. Além do mais, existiam outros palestrantes consagradíssimos no mercado.

Depois de pensar por um tempo em uma estratégia de aprimoramento, você sabe o que ele fez?

Tony decidiu que daria palestras para qualquer pessoa que passasse em sua frente durante o dia. E de fato foi isso o que ele fez.

Ele começou a dar uma palestra para cada pessoa que cruzava seu caminho. O resultado foi que Tony passou a fazer 5, 10, 15, 20, 30 palestras por dia.

E não importava se as palestras eram excelentes ou não, ele apenas se concentrou em melhorar a cada palestra que fazia.

Imagine o efeito desta atitude após 365 dias. Em um ano, nenhum palestrante no mundo havia feito mais palestras que Tony Robbins. O resultado foi que Robbins adquiriu experiência de 10 anos como palestrante em apenas 1 ano.

O próprio Roberto Shinyashiki, um dos maiores palestrantes do Brasil, fala em um de seus livros que, no início de sua carreira como palestrante, ficou em 9º lugar em uma votação com 10 posições que foi feita para ver qual tinha sido o melhor palestrante de um evento.

Chocado e frustrado após o feedback negativo, Roberto decidiu que se tornaria o melhor palestrante de todos. Hoje, 30 anos decorridos, Roberto é considerado por muitos o maior palestrante do Brasil.

E mesmo após todo esse tempo, Roberto Shinyashiki não para de evoluir. Ele conta que assiste centenas de palestras por ano, diz que treina muito e que continua sempre buscando a inovação.

Kaizen, melhoria contínua.

Com 30 anos de experiência Roberto poderia ter se acomodado, poderia pensar que não precisaria mais se aprimorar. Só que ele sabe que sempre é possível melhorar.

Quando atletas de ponta, os maiores atletas do mundo, saem de uma competição, você sabe o que eles fazem?

Não importa se perderam ou ganharam, porque no outro dia eles estão novamente treinando, evoluindo, crescendo, constantemente se tornando suas melhores versões.

Geraldo Rufino, um empresário multimilionário que saiu do zero, vive fortemente a filosofia de melhoria contínua.

Geraldo diz que todos os dias da sua vida acorda com o objetivo de ganhar mais U$1. Não são U$100, não são U$1.000, apenas U$1.

Geraldo foca em dar hoje, um pequeno passo a mais do que ontem.

Estes são apenas alguns exemplos do poder da melhoria contínua.

Como Viver a Melhoria Contínua?

1º Passo
Modo Hard

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 11

Os resultados que você colhe na vida estão diretamente ligados aos padrões que você insere nela.

Quais são os seus padrões atuais?

De 0 a 10, qual nota você dá para os padrões que exige de si mesmo?

Para melhorar continuadamente, é preciso elevar os seus padrões. Você precisa escolher viver baseado em padrões de excelência.

A sua vida resulta dos padrões que você exige de si próprio.

Tenha clareza de quais são os seus padrões. O que você deseja para o seu futuro? A sua resposta condiz com padrões elevados?

Para melhorar todos os dias, você deve ligar o “modo hard” na vida. Escolha fazer o que é difícil, porque aí a vida se torna fácil.

Quando você só escolhe fazer o que é fácil, a vida se torna difícil.

No modo hard você não aceita mais jogar o jogo da mediocridade, e naturalmente você aumenta os seus padrões.

No modo hard você passa a jogar o jogo da excelência em tudo o que você faz na vida. E assim viver kaizen se torna uma consequência natural do seu modus operandi.

2º Passo
Compromisso

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 13

Para aplicar a filosofia kaizen na sua vida pessoal ou profissional, é preciso se comprometer com a melhoria contínua.

Você não vai progredir caso não se comprometa de verdade com o progresso. Se você não se comprometer com os altos padrões, se você aceitar viver na média, não há como evoluir continuamente.

A maioria das pessoas não se compromete com altos padrões. A maioria das pessoas não vive uma vida acima da média.

E se comprometer com altos padrões não significa que você deve passar a dedicar 12 horas por dia para melhorar continuamente.

Um dólar. Lembre-se do um dólar.

Você pode dedicar, por exemplo, duas horas. Mas se você se comprometer em dedicar foco total e se comprometer com a excelência, você vai gerar melhores resultados do que pessoas que dedicam 8 horas com padrões medianos.

Defina as prioridades da sua vida para que você consiga elencar as atividades prioritárias. Porque é nas atividades prioritárias que você deve agir com excelência.

Direcione o seu foco apenas para aquelas atividades que você pode realmente se comprometer em produzir resultados excelentes.

3º Passo
Perguntas

O Que é Kaizen, Melhoria Contínua, e Como Viver em 3 Passos 15

Ao invés de buscar a perfeição, busque a evolução contínua. Ao invés de buscar por soluções mágicas, procure ser hoje 1% melhor do que você foi ontem.

Na filosofia de vida kaizen, todos os dias você deve dar um passo a mais. Não é necessário dar um grande passo a cada dia, você pode dar um pequeno passo, que se mantém constante, que sempre continua.

Pode ser um passo lento, mas precisa ser um passo consistente.

E para chegar nesse esse ideal, é preciso se perguntar o seguinte:

Hoje, como eu posso ser melhor do que ontem?

E amanhã, você vai se perguntar a mesma coisa.

Todos os dias da sua vida, ao se perguntar como ser melhor, você começa a induzir o seu cérebro a viver em com um padrão de excelência, o padrão da melhoria contínua.

Lembre-se, não é perfeição – porque ela não existe –, é melhoria continuada, sempre.

Então quais são as áreas que você deseja melhorar?

Como você pode ser um pai de excelência? Como você pode se tornar um marido de excelência? Como você pode ser uma mãe de excelência?

Como você pode se tornar uma esposa de excelência? Como você pode ser um filho de excelência? Como você pode se tornar uma filha de excelência?

Como você pode ser um amigo de excelência? Como você pode ser uma amiga de excelência? Como você pode ter uma saúde de excelência?

Como você pode ter um corpo de excelência? Como você pode ser um profissional de excelência? Como você pode ser um empresário de excelência?

Como você pode lidar com as finanças pessoais com excelência?

Enfim, como você pode ser uma pessoa melhor, todos os dias? Como você vai melhorar continuamente, a cada dia que se inicia na sua vida?

Conclusão

Agora você entendeu perfeitamente o que é kaizen. Kaizen significa mudança para melhor em todas as áreas da vida, é a filosofia da melhoria contínua.

Eu vivo o kaizen diariamente, todos os dias da minha vida. Eu me comprometi com essa filosofia de vida, eu me comprometi com o meu crescimento progressivo, com a excelência, com a minha evolução eterna.

Porque você sempre pode melhorar, em tudo o que faz na vida. A sua grande meta deve ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje.

Não busque a perfeição, busque a excelência dando um passo a mais por dia. A mágica de kaizen é que pequenas melhorias, contínuos e pequenos avanços, criam progressos gigantescos ao longo do tempo.

Ao focar em se tornar 1% melhor a cada dia, em 1 ano você vai se tornar 365% melhor do que hoje.

Se você realmente se comprometer, imagine aonde você vai chegar em 5, 10, 20, 30, 50 anos.

Só imagine.

Aonde você chegará? Quem você terá se tornado? Quantos passos você terá dado? O quanto você terá evoluído?

Mas e se você não se comprometer, quem você será? A mesma pessoa, alguém muito parecido ao que é hoje?

Mantenha o foco em se tornar a sua melhor versão diariamente. Torne-se hoje uma melhor versão do que a sua versão de ontem. E amanhã, uma versão melhor do que sua versão de hoje.

Por quanto tempo? Pelo resto da sua vida.

A excelência deve ser perseguida até o seu último dia de vida.

Você já vive a filosofia de vida da melhoria contínua? Como?

E se quiser continuar vivendo a melhoria contínua e progressiva, conheça aqui o meu treinamento online avançado de desenvolvimento pessoal.

Garanta agora seu livro grátis para descobrir e copiar as 7 crenças que todas as pessoas de sucesso cultivam.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Não existem limites, existe conhecimento. Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
Twittar
WhatsApp
Pocket