Resumo do Livro Comece Pelo Porquê (Simon Sinek)

Resumo do Livro Comece Pelo Porquê (Simon Sinek)

Por que algumas empresas e pessoas são mais lucrativas, admiradas e mais inovadoras do que as outras?

Por que algumas pessoas e empresas despertam uma grande lealdade por parte dos outros?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que inspira as empresas e pessoas a darem o melhor de si em favor de uma causa expressiva – o porquê.

Simon Sinek mostra que as pessoas só se dedicarão de corpo e alma a um serviço, produto, movimento ou ideia se souberem, claramente, qual é o propósito que existe por trás deles.

No resumo do livro Comece Pelo Porquê, você vai entender como pensam, agem e se comunicam as pessoas que exercem a maior influência, além de um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e empresas construídas.

ATENÇÃO
Antes de continuar você pode baixar gratuitamente o livro As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites clicando aqui.

Engrandece.com

*Você prefere este conteúdo em áudio, vídeo ou texto?*

Fique à vontade para escolher 🙂

Áudio


Vídeo

Texto

Manipulação x Inspiração

Praticamente não existe nenhum produto ou serviço que você não possa adquirir de um concorrente de uma determinada empresa por um preço corresponde ou bem menor com qualidades, de serviço ou características específicas, idênticas.

Se você perguntar para a maioria dos clientes de uma determinada empresa quais são as razões que os faz permanecerem fieis à marca, a maior parte dirá que isso é devido à qualidade de determinados atributos do produto ou serviço.

A maior parte das empresas não sabe explicar o porquê os seus clientes permanecem com elas.

Caso as empresas não saibam o porquê seus clientes são seus clientes, sempre existirá uma boa chance de que elas, da mesma forma, não saibam o porquê seus colaboradores são seus colaboradores.

A maior parte das empresas toma decisões baseadas em um conjunto falho ou incompleto de suposições a respeito do que alavanca os próprios negócios.

Mas existem, porém, apenas duas formas para influenciar o comportamento dos seres humanos: exercer a manipulação ou a inspiração.

As manipulações, nesse sentido, não são baseadas em um conceito necessariamente pejorativo, à medida que se trata de uma técnica bastante comum, como por exemplo quando as empresas reduzem os preços, fazem promoções, enviam mensagens baseadas nos desejos dos consumidores etc.

O problema é que as empresas que não sabem o porquê seus clientes continuam sendo seus clientes tendem a usar desproporcionalmente as manipulações, para que consigam obter aquilo que precisam.

Só Porque Funciona Não Quer Dizer Que é o Certo

Só porque as manipulações funcionam, não quer dizer que elas devem se tornar a norma mais praticada na maior parte das empresas.

Uma grande ironia é que os próprios manipuladores também são manipulados pelo sistema que ajudam a criar.

A cada manipulação um negócio enfraquece paulatinamente. Um colapso ou, até mesmo, um estrangulamento é o único resultado lógico quando as atividades se baseiam totalmente na manipulação.

O mundo de hoje é comandado, em grande parte, pelos comportamentos manipulativos. Mas, felizmente, existe uma alternativa.

Clareza do Porquê

Tudo precisa começar na clareza. Você precisa saber claramente o porquê você faz o que faz.

Se as pessoas decidirem não comprar o que você faz, reflita: o fato de você não saber o porquê faz o que faz e, muito menos, conhecer o seu propósito, não é um nítido impeditivo para que qualquer outra pessoa queira obter o que você oferece?

Se um líder empresarial não é capaz de mostrar, com clareza, o porquê sua organização existe, em termos que, necessariamente, vão além dos seus serviços e/ou produtos, como ele espera que os colaboradores entendam por que devem trabalhar?

As ações que inspiram e motivam começam com a clareza do porquê.

O Círculo de Ouro

Há líderes que com a intenção de motivar as pessoas, investem na inspiração em detrimento da manipulação.

Mesmo que não tenham consciência, eles agem baseados em um padrão que surge naturalmente, denominado de “Círculo de Ouro” por Simon Sinek.

A inspiração no conceito foi buscada na proporção áurea, uma relação matemática que fascinou arquitetos, artistas, biólogos, músicos, naturalistas e matemáticos desde a antiguidade.

Muitos, como Pitágoras e Leonardo da Vinci, consideram que essa proporção ofereceria uma fórmula para que nós conseguíssemos encontrar a exata proporção para tudo o que existe no mundo.

Essa ideia sugere que na natureza existe mais ordem do que nós costumamos pensar, como na perfeição geométrica de cada floco de neve ou na exatidão simétrica das folhas.

O que mais atrai Simon Sinek nesse conceito é o fato de que ele oferece aplicações práticas em várias áreas, apresentando uma fórmula que gera resultados previsíveis e replicáveis em ocasiões em que o mais comum seria supor resultados aleatórios ou baseados em sorte.

O Círculo de Ouro encontra previsibilidade e ordem nos comportamentos dos seres humanos.

Para Sinek, o conceito nos ajuda a compreender as razões pelas quais fazemos o que fazemos, fornecendo evidências convincentes do quanto nós podemos alcançar ao nos lembrarmos de sempre começar perguntando o porquê.

O Círculo de Ouro, na verdade, é um simples gráfico, com a forma de um alvo, que indica, do centro para fora: o porquê, o como e o quê.

Resumo do Livro Comece Pelo Porquê (Simon Sinek) 2

Segundo a teoria, todas as pessoas entendem bem o que elas fazem, algumas pessoas sabem como fazem e pouquíssimas sabem bem o porquê fazem.

Aquelas pessoas que realmente alcançam o sucesso são aquelas que conhecem claramente os seus porquês e começam os seus discursos com eles.

Para que você motive e inspire outras pessoas, antes de tudo, você precisa conhecer claramente o seu porquê.

Por que você faz o que faz?

Quando souber o seu porquê, a sua comunicação deve seguir de dentro para fora, ou seja, primeiro você explica o porquê você faz o que faz, depois como você faz e por último o que você faz.

Esse é o segredo para que você consiga inspirar as pessoas e fazer com que elas tomem atitudes.

As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz.

Guarde esta frase porque ela é a chave para que você consiga inspirar e motivar as pessoas a seguirem as suas ideias e comprarem aquilo que você faz.

Resumo do Livro Comece Pelo Porquê

E aí, gostou do resumo do livro Comece Pelo Porquê.

Qual é a sua opinião sobre o livro?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

Se quiser ler o próximo resumo, leia o resumo do livro Quem Mexeu no Meu Queijo?

E para baixar de graça o meu livro digital, As 7 Poderosas Crenças Para Viver Uma Vida Sem Limites, clique aqui agora.

Sobre o autor

Rafael da Luz

Você se torna capaz de alcançar qualquer sonho na vida quando aprende a se desenvolver como ser humano. O desenvolvimento pessoal é o caminho para que você realize tudo o que mais deseja na vida. Não existem limites, existe conhecimento. Por isso, engrandeça.

Adicione um comentário

Compartilhar
WhatsApp